12 de jan. de 2013

O prazer do garimpo! - Feira da Praça XV e mais.



   A primeira câmera fotográfica decente que eu tive contato foi uma um Olympus Trip do meu pai. Junto com ela havia um Guia Completo de Fotografia. Eu com os meus 9 anos só gostava de ver os capítulos de "Fotografia Nude". Tudo isso virou velharia pra muita gente. O livro se desfez. Caiu à capa de tantas mudanças de endereços, casas e cidades diferentese. A câmera foi doada, emprestada, jogada fora em algum momento da vida que eu andava distraído com visitas à bibliotecas e saídas aos cinemas.








   Todo esse clima eu consegui revisitar, quando fui em um sábado de manhã para a Feira da Praça XV de Novembro no Centro do Rio. Uma parte belíssima, conhecida como Rio Antigo. Depois de anos, me envolvi muito com esse hobby despertado um dia por meu pai. A fotografia, especialmente a analógica.
Mesmo agora com tanto envolvimento com o tecnológico, consigo ter muito prazer com o analógico.



Se um dia tudo der errado quando o assunto for tecnologia, posso ter a certeza de que "o futuro é analógico!" - como diria a Lomografia. Nesse caso já estou preparado para o que vier.
   No mesmo espírito, consigo reparar que em uma Feira de Antiguidades o especial é o"garimpo", toda semana uma surpresa, uma novidade e um momento novode encontrar algo pra pechinchar, trocar, comprar ou apenas fotografar. Depoisde rodar por toda a feira, é possível uma parada pra comer pastel com caldo de cana ou um bolinho de aipim com carne seca.


   Se você der uma caminhada pelos arredores, chega-se ao Arco dos Teles. Um pólo gastronômico com muita comida brasileira, carioca, japonesa e mais... O passeio entre os casarios também é divino, fechando o circuito 'Rio Antigo'. 

Sobretudo na feira, pode se ir com muito dinheiro ou muito pouco.Quando não dá pra comprar na hora, sobra aquela insegurança e ansiedade de encontrar o produto no próximo sábado. 

   Segue abaixo algumas fotos que fiz no local com (o preguiçoso) Instagram #semfiltros:



















Serviço:
Local:Praça XV - Centro - Rio de Janeiro, RJ
Horário de Funcionamento: Todos os sábados das 8h às 15h -chegue pelas 10h, é um bom horário!
Metrô mais próximo: Carioca.







Nenhum comentário: